Está em teletrabalho?

Ultimamente tem sentido dores e desconforto nas costas?

Com a situação pandémica atual, o teletrabalho tornou-se uma realidade para muitos trabalhadores. Os longos períodos que passa sentado a trabalhar em frente ao computador, bem como adoção de posturas menos corretas, é um grande fator de risco para o aumento da incidência das dores nas costas.

De facto, o ambiente de trabalho doméstico não é o ideal para trabalhar, seja por causa da diminuição das condições de trabalho, seja pela postura "mais relaxada" ou pela diminuição de hábitos saudáveis de exercício físico (que infelizmente o isolamento social trouxe).

Hoje deixo aqui algumas dicas para a otimização do espaço de trabalho. São pequenas medidas que pode adotar para minimizar os riscos:

1. Faça pausas de hora a hora. Aproveite para alongar e "descansar a vista". 2. Não esteja sempre na mesma posição!

- Sempre que precisar de falar ao telefone levante-se e mantenha-se em movimento;

- Ajuste as ancas;

- Alongue as pernas;

- Mova os seus pés;

3. Otimize o espaço de trabalho! Algumas dicas básicas:

- A altura do seu monitor deve estar no alinhamento do olhar. Se for necessário, use caixas ou livros para ajustar a altura do computador;

- O monitor deverá estar a uma distância de 60 cm de si (a distância aproximada do seu braço estendido);

- A sua cadeira deverá ter um encosto suficientemente alto para apoiar as omoplatas e a sua lombar deve estar sempre apoiada. Se a cadeira não tiver apoio para a lombar, use uma pequena almofada para garantir a curvatura lombar.

-A cadeira deve ter apoios de braços. As articulações do cotovelo devem fazer um ângulo de cerca de 90 graus. Preferencialmente o antebraço deverá estar apoiado.

- Os pés devem estar apoiados (a utilização de uma cunha na ponta do pé facilita a circulação).

- O ângulo entre o tronco e as coxas deverá ser de 100 a 130 graus.

Sandra Rodrigues - Fisioterapia e Osteopatia

© 2024 Corpo Meu. Todos os direitos reservados. Criado por 
Alojaki
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram