A Osteopatia é um método de diagnóstico e terapêutica holística, não invasiva, não medicamentosa, que utiliza técnicas manuais e manipulativas, orientada para a saúde e centrada no paciente.
O osteopata trata a pessoa como “um Todo” em vez de se focar na patologia. Procura encontrar e tratar a origem do problema em vez de eliminar apenas os sintomas.
Diagnosticamos e tratamos as disfunções da mobilidade articular, dos orgãos e dos tecidos em geral, atendendo às suas necessidades.
Pretende-se facilitar os mecanismos inerentes de auto-regulação, permitindo que o corpo se recupere e consiga a normalização das funções alteradas, que se traduz numa diminuição dos sintomas e recuperação da saúde.
O Osteopata faz uma avaliação criteriosa do utente com o objetivo de identificar a causa do problema e, através de técnicas manuais, restituir a mobilidade dos tecidos, libertação e harmonização geral.
A avaliação e feita através da anamnese, palpação e testes de mobilidade articular, testes ortopédicos e neurológicos.
Posteriormente, é feita a normalização das estruturas implicadas no processo patológico,
bem como o aconselhamento postural, um plano para continuação do tratamento e o eventual encaminhamento para outros profissionais de saúde, sempre que seja sentida a necessidade dessa interligação.
As patologias mais frequentemente tratadas pela Osteopatia são referentes à coluna vertebral, mas a sua atuação é muito mais ampla. A osteopatia pode intervir:
A fisioterapia é considerada uma intervenção não farmacológica que envolve várias técnicas de terapias físicas locais ou globais.No âmbito geral da Fisioterapia, o Corpo Meu destaca-se pelo ênfase na terapia manual e na constante preocupação pela eficácia da intervenção.
Através da prestação de um serviço de excelência e qualidade, pretende-se obter resultados rápidos.
O principal objetivo é encontrar as melhores formas de compreender e tratar ou prevenir cada problema (perturbações do funcionamento músculo-esquelético, cardio-vascular, respiratório e neurológico) para restituir o movimento, sem dor, e atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos nossos pacientes. Conjugamos uma variedade de técnicas terapêuticas manuais, exercício terapêutico e outras terapias físicas.
No Corpo Meu pode contar com uma Fisioterapia personalizada e um atendimento individualizado, com um completo acompanhamento do paciente durante toda a sessão.
O que nos distingue:
A mesoterapia homeopática estimula o corpo para que este utilize os seus meios naturais de auto-cura.”
A Mesoterapia Homeopática consiste na administração subcutânea de doses reduzidas de medicamentos homeopáticos (naturais) em pontos concretos, que visa estimular a capacidade de auto-regulação do organismo.
A vantagem fundamental deste tipo de mesoterapia em relação à alopática (produtos químicos), passa pelo facto de ser possível realizar tratamentos por um período de tempo mais longo, se necessário, sem que se produza nenhum tipo de reação adversa.
É um método de tratamento muito eficaz, podendo ser aplicado em patologia músculo-esquelética e estética.
Mesoterapia Homeopática – Tratamento da dor:
Apresenta excelentes resultados no tratamento da dor e inflamação dos tecidos, sendo que no sistema músculo-esquelético tem uma ação: analgésica, descontraturante e anti-inflamatória.
Auxilia no tratamento e no alívio das dores associadas a:
· Reumatismo,
· Artrites,
· Artroses,
· Lombociatalgias,
· Tendinites,
. Bursites,
. Capsulites;
· Lombalgias,
. Síndrome Túnel Cárpico;
· Contracturas musculares, etc.
Mesoterapia Homeopática – Estética:
É especialmente utilizada no tratamento da:
· Celulite;
· Gorduras localizadas;
· Retenção de líquidos; má circulação;
· Rugas, Estrias etc.
· Tonificação muscular e reafirmação dos tecidos.
Na Terapia Estética a Mesoterapia permite:
· Estimular a lipólise (queima de gorduras);
· Melhorar a circulação sanguínea e linfática;
· Promover a reabsorção e a diminuição do edema (Drenagem);
· Reestruturação dos tecidos
(Utilizamos apenas produtos de qualidade da linha Dr. Reckeweg)
A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem cujos movimentos aplicados são constantes, ritmados e precisos, de leve pressão, capazes de estimular o sistema linfático, acelerando o processo de transporte da linfa para os gânglios linfáticos.
Esta técnica tem resultados cientificamente comprovados na redução do edema pós-traumático, pós-cirúrgico ou por insuficiência linfática e venosa.
Os principais benefícios são:
É indicada em caso de celulite e /ou retenção de líquidos, após cirurgia, na gravidez e em lesões e traumatismos nos músculos, tendões ou articulações em que ocorra formação de edema;
Em situações de instalação de edema no membro superior após cirurgia para remoção do cancro da mama tem grandes resultados. Nestes casos, a atuação da fisioterapia passa também pelo restabelecimento da função do membro superior em causa.
Método da APPI (Australian Physiotherapy & Pilates Institute)
(sessões individuais)
A dor lombar é um dos principais motivos que leva as pessoas a procurarem o método, seja por iniciativa própria ou por conselho de outrem (médico, fisioterapeuta, treinador).
O Pilates clínico consiste numa adaptação de diversos exercícios desenvolvidos por Joseph Pilates. Este método de treino foca-se no controle da respiração, no centro de gravidade do corpo e na boa postura com o objetivo de aumentar a capacidade de concentração, melhorar a coordenação motora bem como a flexibilidade dos músculos e tendões.
Existem diferenças importantes entre o método original de Joseph Pilates e o método da APPI. Relativamente a este último podem destacar-se, por exemplo, a coluna neutra (em vez de imprinting), contração do transverso a 25% (em vez de contrações máximas em bracing), movimentos seletivos adaptados a cada condição clínica. Esta variabilidade deve-se à necessidade que os seus criadores, ambos fisioterapeutas, sentiram em adaptar o método a pessoas com dor, com patologia e em fase de reabilitação.
O Pilates Clínico tem vindo a ganhar evidencia cientifica forte e abrangente, sobretudo:
A Kinesiologia holística integrativa é um sistema de avaliação, não invasivo, da função corporal. Avalia 4 campos específicos – Emocional, Químico, Energético e Estrutural – utilizando o teste muscular combinado com outras metodologias de diagnóstico.
Tem como objetivo a identificação precisa da estrutura que está a produzir a sintomatologia. Pretende ainda orientar a intervenção identificando o tratamento mais adequado e as prioridades a serem seguidas.
Para além do sistema de avaliação, a Kinesiologia sugere algumas técnicas de intervenção e, combina-se na perfeição com as restantes técnicas terapêuticas da Fisioterapia e da Osteopatia.
A Kinesiologia é cientificamente definida como ciência da ativação muscular que usa a resposta muscular e a linguagem corporal para avaliar os aspetos emocionais, químicos, energéticos e estruturais do indivíduo e recorre ao toque com o objetivo de harmonizar e restaurar o equilíbrio energético dos músculos, órgãos e segmentos do corpo.
O teste muscular, utilizado para identificar a qualidade e a quantidade da energia através do corpo é utilizado com instrumento de acesso às informações do cérebro e de comunicação com a linguagem corporal. Utiliza o sistema neuromuscular e a capacidade de comunicação do sistema nervoso, para recolher informação dos restantes tecidos ou órgãos adjacentes àquele nervo. O tratamento é baseado em técnicas manuais estruturais, terapias energéticas, emocionais e químicas.
Algumas das condições que poderão beneficiar com o uso desta terapia são:
Com a Kinesiologia testam-se os transtornos químicos do organismo através dos testes das intolerâncias e alergias alimentares escondidas (hidden food alergies), défices nutricionais, desequilíbrios hormonais, intoxicações, desequilíbrios na flora intestinal, hábitos alimentares nocivos.
Estes testes baseiam-se na nutrição funcional que promove não só uma alimentação baseada numa dieta rica em alimentos funcionais mas também na avaliação do comportamento do organismo perante os alimentos seguindo a premissa que nem todos os alimentos conseguem ser processados por todos os indivíduos, ou seja, o alimento possui um potencial terapêutico mas apenas se for tolerado pelo individuo.
Estes testes identificam as alergias alimentares do tipo IgG. A acção imunomediada pelas IgG instalam-se lentamente e em vários sistemas do organismo. Um vasto conjunto de sintomas que raramente é identificado como sendo de causa alérgica alimentar.
A Osteopatia Pediátrica é uma especialidade da Osteopatia na qual o osteopata centra a sua atenção nas diversas condições clínicas que afetam bebés, recém-nascidos, crianças, pré-adolescentes e adolescentes.
O principal objetivo é resolver/corrigir as alterações músculo-esqueléticas apresentadas no pós-parto e durante o crescimento do bebé, para que posteriormente, na infância, adolescência e idade adulta, não ocorram consequências ou descompensações.
O tratamento visa sempre repor a mobilidade e o alinhamento às articulações, permitindo que o desenvolvimento seja natural, harmonioso e sem pressão.
A Osteopatia Pediátrica está indicada no tratamento de problemas congénitos e síndromes, como:
Está também indicada em situações que incluem os seguintes sintomas e condições específicas:
Um tratamento de Osteopatia infantil tem normalmente a duração de 45 a 60 minutos, onde são usadas essencialmente técnicas musculares e articulares suaves, adaptadas à idade do bebé ou da criança.
É aconselhável fazer um check-up durante o primeiro mês de vida do bebé e, ir acompanhando o seu crescimento