A empresa Corpo Meu lda pretende recrutar um fisioterapeuta (m/f) em regime full-time (40h semanais de segunda-feira a sábado).
Com ou sem experiência - para estágio profissional ou inscritos no centro de emprego.
Requisitos:
Licenciatura em fisioterapia com cédula profissional;
Valoriza-se boa capacidade de relacionamento interpessoal, proatividade, organização, capacidade de raciocínio clínico, paixão pela profissão e pelo cuidado com o outro.
Os candidatos interessados, que pretendam abraçar um projeto assente nos valores focados na Fisioterapia de qualidade e diferenciada, poderão enviar a sua candidatura para o email: geral.corpomeu@gmail.com
Hoje assinala-se o dia Mundial do Sono, com o lema “Sono regular, Futuro saudável”.
Todos sabemos que o sono é extremamente importante para a nossa saúde. É durante o sono que o nosso corpo regula o metabolismo e trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções.
?A quandidade de horas de sono recomendada varia de acordo com as necessidades individuais de cada indivíduo, mas, em média, um adulto deve dormir de 7 a 8 horas por noite.
Já as crianças, por estarem em fase de desenvolvimento físico e mental, podem chegar a 11h de sono por noite.
‼️Hoje quero destacar a influência do sono na dor crónica.
Sabia que a relação entre qualidade de sono e a intensidade das dores crónicas é recíproca?
A Dor e Sono estão intimamente ligados e afetam-se mutuamente!
As causas da dor crónica são multifatoriais e se, por um lado a dor sentida durante o dia afeta a qualidade do sono à noite, o paciente com um sono de baixa qualidade não consegue ter uma noite reparadora, e pode aumentar o nível de dor no dia seguinte.
Estudos indicam que a privação de sono pode prejudicar diretamente o funcionamento dos sistemas endógenos inibitórios da dor, agravando a sensibilidade dolorosa.
Embora essa relação ainda não esteja completamente esclarecida, sabe-se que uma boa noite de sono de qualidade pode diminuir as dores e aumentar a qualidade de vida dos pacientes.
Por isso, um bom tratamento deve levar em conta os distúrbios do sono do paciente.
O que pode fazer para dormir bem???
Sandra Rodrigues, Fisioterapeuta e Osteopata
Hoje assinala-se o Dia da Incontinência Urinária. Uma data importante na conscielização da população para esta disfunção que tantas limitações e constrangimentos provoca na vida dos doentes. Para além de ser muitas vezes socialmente estigmatizada!
A Incontinência urinária é a perda involuntária da urina. Pode ser classificada por incontinência por esforço (quando há perda de urina durante esforços, como tossir e espirrar), de urgência (perda de urina seguida por uma vontade repentina e incontrolável de urinar sem ser possível aguentar até à casa de banho) e mista (quando há perdas por esforço e por urgência).
⚠ Sinais de alarme!
▪️perda involuntária da urina em qualquer circunstância;
▪️necessidade de usar as mãos ou cruzar as pernas para segurar a urina;
▪️Aumento das idas à casa de banho;
▪️vontade repentina de urinar seguida ou não de perda de urina;
▪️não conseguir segurar a urina por muito tempo, após vontade repentina.
? O tratamento deve ser multidisciplinar. Em casos mais graves o médico pode receitar medicação e aconselhar a cirurgia. No entanto, o tratamento convencional passa por recursos à fisioterapia pélvica visando a funcionalidade e qualidade de vida do paciente.
Sabia que o Pilates tem vindo a ganhar destaque no tratamento e prevenção da incontinência urinária?
▪️ permite ganhar força, coordenação, flexibilidade e resistência na musculatura do assoalho pélvico (músculos responsáveis pela sustentação dos orgãos abdominais e pélvicos, pela continência urinária e fecal e desempenho sexual);
▪️ permite o treino da respiração associada ao movimento;
É importante realçar que este tratamento deve ser orientado por um profissional capacitado, que realize uma avaliação prévia para que possa elaborar um plano de tratamento correto e eficaz.
❗A perda involuntária de urina NUNCA é normal, independentemente do género, idade e circunstância! E existe tratamento!
Priorize a sua qualidade de vida!
Sandra Rodrigues - Fisioterapeuta e Osteopata
Ultimamente tem sentido dores e desconforto nas costas?
Com a situação pandémica atual, o teletrabalho tornou-se uma realidade para muitos trabalhadores. Os longos períodos que passa sentado a trabalhar em frente ao computador, bem como adoção de posturas menos corretas, é um grande fator de risco para o aumento da incidência das dores nas costas.
De facto, o ambiente de trabalho doméstico não é o ideal para trabalhar, seja por causa da diminuição das condições de trabalho, seja pela postura "mais relaxada" ou pela diminuição de hábitos saudáveis de exercício físico (que infelizmente o isolamento social trouxe).
Hoje deixo aqui algumas dicas para a otimização do espaço de trabalho. São pequenas medidas que pode adotar para minimizar os riscos:
1. Faça pausas de hora a hora. Aproveite para alongar e "descansar a vista". 2. Não esteja sempre na mesma posição!
- Sempre que precisar de falar ao telefone levante-se e mantenha-se em movimento;
- Ajuste as ancas;
- Alongue as pernas;
- Mova os seus pés;
3. Otimize o espaço de trabalho! Algumas dicas básicas:
- A altura do seu monitor deve estar no alinhamento do olhar. Se for necessário, use caixas ou livros para ajustar a altura do computador;
- O monitor deverá estar a uma distância de 60 cm de si (a distância aproximada do seu braço estendido);
- A sua cadeira deverá ter um encosto suficientemente alto para apoiar as omoplatas e a sua lombar deve estar sempre apoiada. Se a cadeira não tiver apoio para a lombar, use uma pequena almofada para garantir a curvatura lombar.
-A cadeira deve ter apoios de braços. As articulações do cotovelo devem fazer um ângulo de cerca de 90 graus. Preferencialmente o antebraço deverá estar apoiado.
- Os pés devem estar apoiados (a utilização de uma cunha na ponta do pé facilita a circulação).
- O ângulo entre o tronco e as coxas deverá ser de 100 a 130 graus.
Sandra Rodrigues - Fisioterapia e Osteopatia
Hoje assinala-se o Dia Mundial do AVC.
Sabia que o AVC é uma das maiores causas de mortalidade e de incapacidade em Portugal?
Estima-se que uma em cada quatro pessoas irá sofrer um AVC ao longo da vida!
As pessoas mais suscetíveis são as que apresentam mais fatores de risco como:
▪️ hipertensão arterial
▪️diabetes
▪️colesterol elevado
▪️excesso de peso
▪️ tabagismo
Outros fatores de riscos são:
▪️sedentarismo
▪️consumo excessivo de álcool
A prevenção é muito importante!
Praticar exercício físico, ter uma alimentação saudável, não fumar e vigiar os valores da tensão arterial são comportamentos essenciais na prevenção dos fatores de risco.
Sandra Rodrigues, Fisioterapeuta e Osteopata Corpo Meu
Chegou o momento de apresentarmos o nosso site! Preparámos para si um espaço com todas as informações sobre a clínica e uma secção onde poderá efetuar as reservas das suas consultas de forma muito cómoda. Obrigado por estarem connosco nesta nova fase da empresa!
Implementámos várias medidas de forma a cumprir com as recomendações para a contenção da pandemia COVID-19 e garantir a sua segurança, que para nós é tão importante como a nossa!
Para além de medirmos a temperatura e desinfetarmos os sapatos dos pacientes à chegada, disponibilizamos desinfetante em vários pontos do consultório e alterámos os horários, que agora têm um período de 15 minutos entre consultas. Queremos, com isso, garantir o tempo necessário para desinfeção reforçada da sala e equipamentos e evitar o máximo o cruzamento de pessoas na receção.
Temos novas regras e procedimentos específicos, que deverão ser respeitados de forma inequívoca, sem exceções. Desta forma, para que o tratamento seja realizado:
O paciente NÃO DEVE:
- Apresentar um quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual) ou febre (temperatura ≥ 38.0ºC) ou dispneia/dificuldade respiratória,
- Ter tido contacto com um caso confirmado de COVID-19; Ter estado numa área com transmissão comunitária ativa.
A delicadeza da situação implica, uma atitude consciente e responsável de todos!
O paciente DEVE:
- Comparecer apenas à hora marcada;
- Usar máscara de proteção;
- Lavar e Desinfectar as mãos com solução alcoólica ao chegar ao consultório;
-Manter as regras da etiqueta respiratória;
No final do tratamento deve
- Desinfectar as mãos com solução alcoólica;
- Levar a máscara colocada.
⚠️ A presença de acompanhantes durante as consultas/tratamentos será limitada a casos estritamente necessários;
Aproveitamos para agradecer a preferencia e a confiança depositada!
Sandra Rodrigues - Fisioterapia e Osteopatia
Cláudio Marques -Osteopatia
Nas últimas semanas fizemos melhorias nas nossas instalações e preparámo-nos para os próximos desafios. Apresentamo-nos agora de "cara" renovada, com uma imagem mais clean e harmoniosa, e adotámos novos procedimentos de segurança. Venha visitar-nos. Marque já a sua consulta.