Hoje assinala-se o dia Mundial do Sono.
Todos sabemos que o sono é extremamente importante para a nossa saúde.
Sabia que há relação entre qualidade de sono e dor!?
A Dor e o Sono estão intimamente ligados e afetam-se mutuamente.
Se por um lado a dor sentida durante o dia afeta a qualidade do sono à noite, o paciente com um sono de baixa qualidade não consegue ter uma noite reparadora, e pode aumentar o nível de dor no dia seguinte.
Estudos indicam que a privação de sono pode prejudicar diretamente o funcionamento dos sistemas endógenos inibitórios da dor, agravando a sensibilidade dolorosa.
Embora essa relação ainda não esteja completamente esclarecida, sabe-se que uma boa noite de sono de qualidade pode diminuir as dores e aumentar a qualidade de vida dos pacientes.
Por isso, um bom tratamento deve levar em conta os distúrbios do sono do paciente.
Dorme bem? Experimente
By Gretchen Reynolds
April 26, 2013 10:11 am April 26, 2013 10:11 am 112
Sabemos que o alongamento antes do exercício tende a ser contraproducente porque, ao soltar os músculos, também os enfraquece temporariamente. Mas a questão de saber se se deve alongar noutras alturas - depois do exercício, por exemplo, ou logo de manhã ou antes de dormir - é mais obscura, em parte porque os estudos sobre alongamentos não foram normalizados.
Alguns estudos fizeram com que voluntários jovens e saudáveis alongassem durante 20 minutos ou mais, outros durante 5 minutos ou menos. Outros ainda utilizaram voluntários mais velhos e mais rígidos ou pessoas com lesões existentes. Não é de surpreender que os resultados tenham sido inconsistentes. Mesmo dentro do mesmo estudo, as pessoas respondem de forma bastante diferente aos alongamentos, com algumas a mostrarem maior flexibilidade e outras não.
Mesmo assim, o consenso entre os cientistas que estudam os alongamentos é que a prática tem benefícios. Por um lado, reduz as dores musculares causadas pelo exercício extenuante (embora, de acordo com uma análise de 2011, apenas em cerca de 1 ponto numa escala de dor de 100 pontos). Os alongamentos também aumentam a amplitude de movimento das articulações e "manter uma amplitude de movimento normal é um importante objetivo de fitness e bem-estar", afirma Duane Knudson, presidente do departamento de saúde e desempenho humano da Universidade Estatal do Texas em San Marcos. Embora algumas pessoas digam que as suas articulações ficam permanentemente mais soltas quando fazem alongamentos, a experiência revela geralmente que as articulações voltam a ter mais rigidez no espaço de uma hora.
É possível, no entanto, que aquilo que acredita que os alongamentos fazem pelo seu corpo possa ser tão importante como aquilo que realmente fazem. Num estudo de 2010, os voluntários foram aleatoriamente instruídos a alongar ou a não alongar antes do exercício. Aqueles que "concordaram fortemente" no início do estudo que o alongamento é aconselhável raramente relataram músculos doridos se fossem designados para alongar. Mas se lhes fosse dito para não se alongarem, tinham mais probabilidades do que os outros voluntários de referir que os seus músculos estavam doridos depois.
(traduzido do artigo original)
Sérgio Lucena,
As grávidas podem e devem fazer Fisioterapia. Tem vários benefícios, entre os quais podemos destacar:
Entre outros.
Sandra Rodrigues, Fisioterapeuta e Osteopata
Os estudos científicos mais recentes tem-nos mostrado que a famosa “Postura ideal” não existe!
Qualquer postura em que permaneça por bastante tempo leva a musculatura à fadiga e à tensão gerando desconfortos e dores.
A melhor forma de resolver isso é evitar ficar muito tempo na mesma posição e usar estratégias de movimento ao longo do dia, alternando as posições.
Por isso “ A melhor postura é sempre a próxima”.
Dentro da postura, existe sim aquilo que chamamos posturas mais alinhadas, que acredita-se que permitem que os músculos trabalhem com mais eficácia permitindo que o nosso corpo use menos energia prevenindo a fadiga e tensão muscular, prevenindo assim a sobrecarga de determinadas estruturas articulares.
Sandra Rodrigues, Fisioterapeuta e Osteopata
https://www.instagram.com/p/C2e0pLPqo7l/?igsh=dmM5ZXluZDljY21x
A empresa Corpo Meu lda pretende recrutar um fisioterapeuta (m/f) em regime full-time (40h semanais de segunda-feira a sábado).
Com ou sem experiência - para estágio profissional ou inscritos no centro de emprego.
Requisitos:
Licenciatura em fisioterapia com cédula profissional;
Valoriza-se boa capacidade de relacionamento interpessoal, proatividade, organização, capacidade de raciocínio clínico, paixão pela profissão e pelo cuidado com o outro.
Os candidatos interessados, que pretendam abraçar um projeto assente nos valores focados na Fisioterapia de qualidade e diferenciada, poderão enviar a sua candidatura para o email: geral.corpomeu@gmail.com
Hoje assinala-se o dia Mundial do Sono, com o lema “Sono regular, Futuro saudável”.
Todos sabemos que o sono é extremamente importante para a nossa saúde. É durante o sono que o nosso corpo regula o metabolismo e trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções.
?A quandidade de horas de sono recomendada varia de acordo com as necessidades individuais de cada indivíduo, mas, em média, um adulto deve dormir de 7 a 8 horas por noite.
Já as crianças, por estarem em fase de desenvolvimento físico e mental, podem chegar a 11h de sono por noite.
‼️Hoje quero destacar a influência do sono na dor crónica.
Sabia que a relação entre qualidade de sono e a intensidade das dores crónicas é recíproca?
A Dor e Sono estão intimamente ligados e afetam-se mutuamente!
As causas da dor crónica são multifatoriais e se, por um lado a dor sentida durante o dia afeta a qualidade do sono à noite, o paciente com um sono de baixa qualidade não consegue ter uma noite reparadora, e pode aumentar o nível de dor no dia seguinte.
Estudos indicam que a privação de sono pode prejudicar diretamente o funcionamento dos sistemas endógenos inibitórios da dor, agravando a sensibilidade dolorosa.
Embora essa relação ainda não esteja completamente esclarecida, sabe-se que uma boa noite de sono de qualidade pode diminuir as dores e aumentar a qualidade de vida dos pacientes.
Por isso, um bom tratamento deve levar em conta os distúrbios do sono do paciente.
O que pode fazer para dormir bem???
Sandra Rodrigues, Fisioterapeuta e Osteopata
Hoje assinala-se o Dia da Incontinência Urinária. Uma data importante na conscielização da população para esta disfunção que tantas limitações e constrangimentos provoca na vida dos doentes. Para além de ser muitas vezes socialmente estigmatizada!
A Incontinência urinária é a perda involuntária da urina. Pode ser classificada por incontinência por esforço (quando há perda de urina durante esforços, como tossir e espirrar), de urgência (perda de urina seguida por uma vontade repentina e incontrolável de urinar sem ser possível aguentar até à casa de banho) e mista (quando há perdas por esforço e por urgência).
⚠ Sinais de alarme!
▪️perda involuntária da urina em qualquer circunstância;
▪️necessidade de usar as mãos ou cruzar as pernas para segurar a urina;
▪️Aumento das idas à casa de banho;
▪️vontade repentina de urinar seguida ou não de perda de urina;
▪️não conseguir segurar a urina por muito tempo, após vontade repentina.
? O tratamento deve ser multidisciplinar. Em casos mais graves o médico pode receitar medicação e aconselhar a cirurgia. No entanto, o tratamento convencional passa por recursos à fisioterapia pélvica visando a funcionalidade e qualidade de vida do paciente.
Sabia que o Pilates tem vindo a ganhar destaque no tratamento e prevenção da incontinência urinária?
▪️ permite ganhar força, coordenação, flexibilidade e resistência na musculatura do assoalho pélvico (músculos responsáveis pela sustentação dos orgãos abdominais e pélvicos, pela continência urinária e fecal e desempenho sexual);
▪️ permite o treino da respiração associada ao movimento;
É importante realçar que este tratamento deve ser orientado por um profissional capacitado, que realize uma avaliação prévia para que possa elaborar um plano de tratamento correto e eficaz.
❗A perda involuntária de urina NUNCA é normal, independentemente do género, idade e circunstância! E existe tratamento!
Priorize a sua qualidade de vida!
Sandra Rodrigues - Fisioterapeuta e Osteopata
Ultimamente tem sentido dores e desconforto nas costas?
Com a situação pandémica atual, o teletrabalho tornou-se uma realidade para muitos trabalhadores. Os longos períodos que passa sentado a trabalhar em frente ao computador, bem como adoção de posturas menos corretas, é um grande fator de risco para o aumento da incidência das dores nas costas.
De facto, o ambiente de trabalho doméstico não é o ideal para trabalhar, seja por causa da diminuição das condições de trabalho, seja pela postura "mais relaxada" ou pela diminuição de hábitos saudáveis de exercício físico (que infelizmente o isolamento social trouxe).
Hoje deixo aqui algumas dicas para a otimização do espaço de trabalho. São pequenas medidas que pode adotar para minimizar os riscos:
1. Faça pausas de hora a hora. Aproveite para alongar e "descansar a vista". 2. Não esteja sempre na mesma posição!
- Sempre que precisar de falar ao telefone levante-se e mantenha-se em movimento;
- Ajuste as ancas;
- Alongue as pernas;
- Mova os seus pés;
3. Otimize o espaço de trabalho! Algumas dicas básicas:
- A altura do seu monitor deve estar no alinhamento do olhar. Se for necessário, use caixas ou livros para ajustar a altura do computador;
- O monitor deverá estar a uma distância de 60 cm de si (a distância aproximada do seu braço estendido);
- A sua cadeira deverá ter um encosto suficientemente alto para apoiar as omoplatas e a sua lombar deve estar sempre apoiada. Se a cadeira não tiver apoio para a lombar, use uma pequena almofada para garantir a curvatura lombar.
-A cadeira deve ter apoios de braços. As articulações do cotovelo devem fazer um ângulo de cerca de 90 graus. Preferencialmente o antebraço deverá estar apoiado.
- Os pés devem estar apoiados (a utilização de uma cunha na ponta do pé facilita a circulação).
- O ângulo entre o tronco e as coxas deverá ser de 100 a 130 graus.
Sandra Rodrigues - Fisioterapia e Osteopatia
Hoje assinala-se o Dia Mundial do AVC.
Sabia que o AVC é uma das maiores causas de mortalidade e de incapacidade em Portugal?
Estima-se que uma em cada quatro pessoas irá sofrer um AVC ao longo da vida!
As pessoas mais suscetíveis são as que apresentam mais fatores de risco como:
▪️ hipertensão arterial
▪️diabetes
▪️colesterol elevado
▪️excesso de peso
▪️ tabagismo
Outros fatores de riscos são:
▪️sedentarismo
▪️consumo excessivo de álcool
A prevenção é muito importante!
Praticar exercício físico, ter uma alimentação saudável, não fumar e vigiar os valores da tensão arterial são comportamentos essenciais na prevenção dos fatores de risco.
Sandra Rodrigues, Fisioterapeuta e Osteopata Corpo Meu
Chegou o momento de apresentarmos o nosso site! Preparámos para si um espaço com todas as informações sobre a clínica e uma secção onde poderá efetuar as reservas das suas consultas de forma muito cómoda. Obrigado por estarem connosco nesta nova fase da empresa!