Hoje assinala-se o dia Mundial do Sono, com o lema “Sono regular, Futuro saudável”.
Todos sabemos que o sono é extremamente importante para a nossa saúde. É durante o sono que o nosso corpo regula o metabolismo e trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções.
?A quandidade de horas de sono recomendada varia de acordo com as necessidades individuais de cada indivíduo, mas, em média, um adulto deve dormir de 7 a 8 horas por noite.
Já as crianças, por estarem em fase de desenvolvimento físico e mental, podem chegar a 11h de sono por noite.
‼️Hoje quero destacar a influência do sono na dor crónica.
Sabia que a relação entre qualidade de sono e a intensidade das dores crónicas é recíproca?
A Dor e Sono estão intimamente ligados e afetam-se mutuamente!
As causas da dor crónica são multifatoriais e se, por um lado a dor sentida durante o dia afeta a qualidade do sono à noite, o paciente com um sono de baixa qualidade não consegue ter uma noite reparadora, e pode aumentar o nível de dor no dia seguinte.
Estudos indicam que a privação de sono pode prejudicar diretamente o funcionamento dos sistemas endógenos inibitórios da dor, agravando a sensibilidade dolorosa.
Embora essa relação ainda não esteja completamente esclarecida, sabe-se que uma boa noite de sono de qualidade pode diminuir as dores e aumentar a qualidade de vida dos pacientes.
Por isso, um bom tratamento deve levar em conta os distúrbios do sono do paciente.
O que pode fazer para dormir bem???
Sandra Rodrigues, Fisioterapeuta e Osteopata