Vamos falar de incontinência urinária

Hoje assinala-se o Dia da Incontinência Urinária. Uma data importante na conscielização da população para esta disfunção que tantas limitações e constrangimentos provoca na vida dos doentes. Para além de ser muitas vezes socialmente estigmatizada!

A Incontinência urinária é a perda involuntária da urina. Pode ser classificada por incontinência por esforço (quando há perda de urina durante esforços, como tossir e espirrar), de urgência (perda de urina seguida por uma vontade repentina e incontrolável de urinar sem ser possível aguentar até à casa de banho) e mista (quando há perdas por esforço e por urgência).

⚠ Sinais de alarme!
▪️perda involuntária da urina em qualquer circunstância;
▪️necessidade de usar as mãos ou cruzar as pernas para segurar a urina;
▪️Aumento das idas à casa de banho;
▪️vontade repentina de urinar seguida ou não de perda de urina;
▪️não conseguir segurar a urina por muito tempo, após vontade repentina.

? O tratamento deve ser multidisciplinar. Em casos mais graves o médico pode receitar medicação e aconselhar a cirurgia. No entanto, o tratamento convencional passa por recursos à fisioterapia pélvica visando a funcionalidade e qualidade de vida do paciente.

Sabia que o Pilates tem vindo a ganhar destaque no tratamento e prevenção da incontinência urinária?
▪️ permite ganhar força, coordenação, flexibilidade e resistência na musculatura do assoalho pélvico (músculos responsáveis pela sustentação dos orgãos abdominais e pélvicos, pela continência urinária e fecal e desempenho sexual);
▪️ permite o treino da respiração associada ao movimento;

É importante realçar que este tratamento deve ser orientado por um profissional capacitado, que realize uma avaliação prévia para que possa elaborar um plano de tratamento correto e eficaz.

❗A perda involuntária de urina NUNCA é normal, independentemente do género, idade e circunstância! E existe tratamento!
Priorize a sua qualidade de vida!

Sandra Rodrigues - Fisioterapeuta e Osteopata

© 2023 Corpo Meu. Todos os direitos reservados. Criado por 
Alojaki
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram